"O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais." in  Declaração dos Direitos da Criança.

           

De um modo geral as associações de pais e encarregados de educação visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar, dos ensinos básicos ou secundário.

 

São nossos objectivos:

-       Representar os Pais e Encarregados de Educação nos órgãos de gestão do Agrupamento (Conselho Geral e Conselho Pedagógico), participando, nos termos da lei, na definição da política educativa e na administração e gestão do Agrupamento.

-       Reunir periodicamente com a Directora do Agrupamento, acompanhando o funcionamento das diversas escolas que integram o Agrupamento e apresentando sugestões que visem a melhoria da qualidade do ensino e bem-estar no Agrupamento.

-       Proceder ao levantamento de problemas existentes nas escolas do Agrupamento, ao nível de recursos humanos e materiais, intercedendo junto das entidades competentes para que esses problemas possam ser ultrapassados.

-       Proceder à divulgação da actividade da Associação, assim como de assuntos relevantes para a vida do Agrupamento, recorrendo para o efeito à página da Associação na Internet, ao correio electrónico, à edição regular de um Boletim Informativo e à afixação em locais próprios (placares).

-       Promover e incentivar a participação dos Pais e Encarregados de Educação na vida da escola.

-       Promover, em articulação com os órgãos de gestão do Agrupamento, seminários, debates, colóquios e exposições sobre assuntos relevantes para a comunidade educativa.

-       Promover actividades de carácter lúdico com a participação dos Pais e Encarregados de Educação e da comunidade educativa.

-       Desenvolver contactos com outras associações de pais e encarregados de educação e com a FRAPAL, de forma a adoptar posições comuns face a propostas legislativas do âmbito da educação.

 

Contactos

APEEM Rua Prof. José de Sousa Ferradeira
Montenegro
8005-813 Faro
apeemontenegro@gmail.com